FOTO CLUBE SANTA CATARINA | BLUMENAU
Estudantes - Conteúdos e Jogos para crianças e jovens fotógrafos Educadores - Conteúdos para o ensino da fotografia, atividades de sala de aula A Fotografia - Tudo sobre fotografia, história, teoria, arte e técnica

Notícias

Está chegando O Mês da Fotografia

publicado em: 17/02/2014


Durante todo o mês de março Blumenau vai respirar imagem

 

 

O Ponto de Cultura Fotografia Para Todos/Foto Clube Santa Catarina está preparando um calendário especial para o mês de março em Blumenau. É O Mês da Fotografia, evento inteiramente dedicado ao assunto. São 21 exposições, cinco oficinas, seis palestras, três workshops, quatro bate-papos, um concurso e sete outras ações, totalizando 46 atrações.

 


 

“A ideia é democratizar a arte fotográfica, fomentar o diálogo entre os fotógrafos, artistas, educadores, estudantes, produtores culturais e a comunidade em geral; promover um intercâmbio com fotógrafos de outras regiões, incrementar a qualificação e formação em fotografia na nossa região. Também queremos sensibilizar e atingir diferentes públicos com essa linguagem que se torna cada vez mais popular, graças às novas tecnologias”, explica a produtora do evento Aline Assumpção. “Procuramos garantir que o evento seja acessível e gratuito, para que todos, independente de idade, classe social ou sociocultural possam participar/ acessar de uma forma ou de outra”, acrescenta.

 

Haverá exposições em espaços tradicionais e alternativos, de fotógrafos locais e de outras cidades brasileiras, além de intervenções em espaços públicos. A programação também inclui o concurso fotográfico “O Lugar onde Vivo”, para crianças e adolescentes do ensino fundamental (regulamento no site www.fotografiaparatodos.com.br)

O evento terá sua abertura já no dia 27 de fevereiro, na Furb. A programação recheada garante atrações para todos os dias do mês: o fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Netoministrará um workshop de Fotografia de Gastronomia focado na construção da luz em estúdio, principalmente no uso da iluminação natural utilizada nos trabalhos do fotógrafo. Zig Koch, um dos maiores nomes da fotografia de natureza no Brasil, fará palestra aberta ao público e ministrará um workshop com saída a campo, no Parque nacional da Serra do Itajaí. A fotógrafa e artista plástica gaúcha Avani Stein ministrará palestra e workshop de foto-arte sobre processos criativos, intervenções e reapropriação de imagens. Já o fotógrafo argentino, radicado em São Paulo, Diego Rousseaux dará um workshop de still-life e o paraense Guy Veloso traz a exposição “Entre a Fé e a Febre”. Outros nomes confirmados na programação são Walter Firmo, um dos maiores fotógrafos brasileiros, o Coletivo Garapa (foto) e a artista Fabiana Wielewicki, expoentes da arte contemporânea e outros. As atividades serão gratuitas.

 

 

Confira a programação completa nos links:www.facebook.com/omesdafotografia e www.fotografiaparatodos.com.br