FOTO CLUBE SANTA CATARINA | BLUMENAU
Estudantes - Conteúdos e Jogos para crianças e jovens fotógrafos Educadores - Conteúdos para o ensino da fotografia, atividades de sala de aula A Fotografia - Tudo sobre fotografia, história, teoria, arte e técnica

Notícias

"Günter Schroder e Sidney Saut": Pioneiros da fotografia no Vale abrem exposição nesta quinta-feira

publicado em: 04/03/2014

Imagens produzidas a partir de técnicas artesanais serão expostas na Galeria Viva Casa, em Blumenau

 

 

Com trajetórias e vidas que se confundem com a história da fotografia no Vale do Itajaí, os fotógrafos Günter Schroder e Sidney L. Saut  são dois pioneiros. Fundadores do Foto Clube de Santa Catarina, que completa 50 anos em 2015, figuram entre os maiores nomes da fotografia em nossa região, e também no rol dos fotoclubistas mais premiados no País.

 

Para o Mês da Fotografia, Günter Schroder e Sidney L. Saut trazem imagens produzidas a partir de técnicas fotográficas diferenciadas, artesanais, que marcaram sua carreiras e renderam-lhes reconhecimento mundo afora.


O alto contraste, definido pelo preto e o branco puros e as formas geométricas bem compostas e equilibradas são a marca das fotografias expostas por Günter Schroder. As fotografias exibidas na exposição, que acontece na Galeria Viva Casa, foram produzidas entre 1970 e 2008. Grande parte delas foi feita na época da fotografia analógica, com filme negativo, e recebeu um tratamento especial, com manipulações artesanais feitas em laboratório, pelo próprio fotógrafo.

 

Günter Schroder é, além de fotoclubista, fotógrafo profissional, proprietário de uma das mais tradicionais lojas de fotografia de Blumenau, a Foto Dietz, fundada em 1959.

A técnica fotográfica apresentada pelo fotógrafo Sidney Saut é chamada oleografia, e é executada a partir de um composto de gelatina, dicromato de amônia (sensível à luz) e tingida posteriormente com óleo (tinta litográfica). Tal técnica, considerada de difícil execução, vigorou no final do século 19 e início do século20, juntamente com outros processos denominados "nobres" da fotografia como carvão, carbro, goma-bicromatada, bromóleo e bromoleotipia.

Sidney Saut coleciona uma série de reconhecimentos e prêmios da Confederação Brasileira de Fotografia ‐ Confoto e também da International Federation of Photographic Art ‐ Fiap, inclusive o título máximo de excelência, EFIAP, atribuído pela entidade. Foi ainda citado mais de uma vez pela Photographic Society of América (USA), no ranking dos 25 maiores artistas-fotógrafos do mundo. Atualmente é, pela oitava gestão, presidente da Confoto.

 

A Exposição "Günter Schroder e Sidney Saut" abre nesta quinta-feira, dia 06, ás 19h na Galeria Viva Casa, em Blumenau. O evento é gratuito e aberto ao público. A exposição pode ser visitada até 31 de março.

 


 

 

SERVIÇO

Exposição "Günter Schroder e Sidney Saut"
de 06 a 31 de março

Viva Casa Galeria | R. João Pessoa, 801, Centro