FOTO CLUBE SANTA CATARINA | BLUMENAU
Estudantes - Conteúdos e Jogos para crianças e jovens fotógrafos Educadores - Conteúdos para o ensino da fotografia, atividades de sala de aula A Fotografia - Tudo sobre fotografia, história, teoria, arte e técnica

Notícias

Fotojornalistas do Santa conversam sobre fotografia

publicado em: 06/03/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Foto: Lucas Amorelli

 

  
  

 


 

"Eu fiz essa foto (acima) em Itapema no bairro Morretes, ao lado da Unidade Prisional Avançada (UPA), que é o presídio da cidade, enquanto aguardava a chegada do deputado Nelson Goetten de Lima que iria chegar ao local para ser preso por conta da acusação de abuso de menores que cometeu na região. Como estava demorando muito para chegar, fui dar uma volta ao redor de uma favela ao lado do presídio e a partir dessa foto rendeu uma matéria especial de quatro páginas sobre Itapema e Balneário Camboriú, chamada "Do outro lado da BR", que mostra os contrastes entre a riqueza e a pobreza dessas cidades." Jandyr Nascimento

 

 

 

Esta sexta-feira, 07 de março, é dia de se reunir com quem já clicou boa parte da vida em nossa região e tem muita história para contar. Os fotorrepórteres do Jornal de Santa Catarina, Jandyr Nascimento e Lucas Amorelli, vão estar, às 19h, no Auditório do bloco J da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e realizam uma palestra sobre os louros e dificuldades da profissão.

Sob a forma de bate-papo, o encontro trará temas como inspiração, o dia-a-dia de um fotógrafo, ética jornalística e os bastidores da notícia, pelos olhos de representantes de duas gerações.


Jandyr Nascimento, mais de 30 anos de profissão (e de Santa), fotografou as enchentes de 1983 e 1984, trabalho de cobertura que rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo á equipe do Jornal de Santa Catarina o, é testemunha e personagem de grande parte da história do fotojornalismo em nossa região.

Lucas Amorelli, 30 anos, é natural de Guaratinguetá (SP). Fotógrafo há 10 anos é mergulhador e tem curso de Biodiversidade de Ambientes Marinhos pela Universidade de São Paulo (USP). Viajou pela Patagônia argentina e chilena, viveu na cidade argentina de San Carlos de Bariloche, onde aperfeiçoou os conhecimentos. O know-how integra trabalhos como freelancer para a National Geographic Brasil, com publicações na edição americana da revista. Amorelli ainda teve trabalho documental exposto na Rio +20. Atualmente é repórter fotográfico do Santa/Grupo RBS e autor do blog www.clicrbs.com.br/janela/

 
A conversa é gratuita e aberta ao público.


O que é fotojornalismo?

É um gênero jornalístico que busca dar um testemunho e ser acessível às pessoas dos  mais variados níveis sociais. De acordo com o teórico Jorge Pedro Sousa, a fotografia jornalística mostra revela, expõe, denuncia e opina; dá informações e ajuda a credibilizar a informação textual. Pode ser utilizada em vários suportes comunicacionais, desde veículos jornalísticos impressos a exposições e boletins de imprensa.

Diferente dos outros formatos de fotografia, o resultado do fotojornalismo é sempre instantâneo, pois trabalha com os fatos diários os quais não podem ser planejados. Segundo o fotojornalista austríaco, pioneiro das fotos coloridas, a câmera “não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!”

 

Serviço:
SEXTA-FEIRA, 07 de março, 19h
Auditório do Bloco J
Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Campus I –  Rua Antônio da Veiga, 140 –
Bairro Victor Konder

 


 

Por: Manoella Back e Aline Assumpção, jornalistas