FOTO CLUBE SANTA CATARINA | BLUMENAU
Estudantes - Conteúdos e Jogos para crianças e jovens fotógrafos Educadores - Conteúdos para o ensino da fotografia, atividades de sala de aula A Fotografia - Tudo sobre fotografia, história, teoria, arte e técnica

Notícias

A fotografia é sempre uma imagem? Palestra discute fotografia através de conceitos de Deleuze e Agamben

publicado em: 07/03/2014

De acordo com o teórico Deleuze a arte, e lógico, a fotografia inclusive, é uma linguagem de sensações que faz entrar nas palavras, nas cores ou nas pedras. Já Giorgio Agamben critica a estética atual das obras de arte. Estes filósofos serão discutidos na segunda-feira, 10 de março, no bloco J da FURB, às 19h.

 

A intenção do palestrante Édio Raniere é enfatizar o conceito de imagem, tendo como princípio a seguinte questão: A fotografia é sempre uma imagem? Tal problemática é analisada tendo como principais referências as obras ‘O Esgotado’ – de Gilles Deleuze – e ‘O Que Resta de Auschwitz’ – de Giorgio Agamben. A exposição não pretende realizar uma investigação exaustiva sobre a temática mas, modestamente, procurar ressonâncias entre o ato de fotografar e fragmentos das obras citadas.

 

Édio Raniere é Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professor na Universidade Federal de Pelotas. Autor de ‘Escrever o Caos com Luz’ e ‘NuTE: cartografia de um teatro.’.

 

Serviço:

 

Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Rua  Antônio da Veiga, 140 – Campus I – Bloco J – 10 de março – 19h.
 


 

Por Manoella Back, jornalista